mickei dicas de pescaria

Além de dicas vou mostrar lugares onde pescar,os melhores pesqueiros,boas piadas de pescador,e varios CAUSOS...egraçados...fiquem ligados

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

TAINHA...super facil de pescar e vc não gasta nada!!!


(Tainha que fisguei em Bertioga 3,433kg)


Bom dia pescadores do Brasil e do mundo!Essa é moleza....vou dar uma dica de um lugar que conheço muito bacana e que pode servir de exemplo para vários outros lugares parecido,pois igual a ele existem em todo o litoral.Quase todos nós que gostamos de pescar,conhecemos a TAINHA é um peixe de agua salgada,de pouco espinho,muito saboroso,e que vive em grandes cardumes.E como está chegando o fim do ano e muitas pessoas vão para o litoral essa dica cai como uma luva!Há algum tempo atrás...eu trabalhei no Guarujá por três meses a noite,e ficava hospedado em Bertioga,pegava a balsa 18:00hs da tarde e chegava as 6:00hs da manhã....Tomava um café e ia dormir,levantava as 12:00 hs e corria para pescaria ....Conheci muita gente,e aprendi como pescar a TAINHA e a PARATI..que pra mim são a mesma espécie,acredito que a PARATI é nada mais que o filhote da TAINHA.Bom vamos lá,eu ia pescar e trazia comigo somente o molinete,e uma caixa de isopor para colocar os peixes não levava isca nenhuma,não gastava nada.Sabe aquelas peixarias que ficam a beira do cais,logo cedo eles começam a limpar peixes e tirar filés e juntam em caixas grandes,quantidades de carcaça fresquinha de peixe com tripas e tudo.Em qualquer box vc consegue um pouco,tipo umas 8 a 10 carcaças,pegue as carcaças,retire toda as tripas coloque em um baldinho (é bom levar uma tesourinha)junte as carcaças amarre com linha de pesca mesmo,junto com uma pedra pra afundar,vá até uma plataforma de pesca mais próxima dos box de peixe,geralmente ficam ali do lado onde pequenos barcos ancoram.jogue a ceva(as carcaças) ali amarre bem para não escapar. Prepare o molinete com anzóis pequenos pois elas tem a boca pequena, anzóis numero 14 a 20 coloque 4 ou até cinco anzóis na linha com um chumbo pesado com uma distancia de 50 cm dos anzóis corte as tripas dos peixes em pedaços pequenos só coloque na ponta do anzol,e coloque vários pedaços de cores  diferentes jogue na agua próximo da sua ceva (se a maré estiver enchendo é melhor ainda)a TAINHA não abocanha o anzol,ela da pequenos puxões, você percebe a ponta  da vara,ela abaixa umas 3,4,ou até 5 vezes seguidas nessa puxada você tem que fisgar.Importante não deixe o molinete travado,deixe a fricção um pouco solta o suficiente para ela arrastar linha pois elas dão uma boa briga.Você também pode usar pele de frango sempre em pedaços pequenos somente na ponta do anzol como se estivesse solta tipo de uma costuradinha é fatal elas vem babando,de cada 10 fisgadas pelo menos 6 vão escapar mais você ainda sim vai fisgar várias é uma pescaria fantástica!!! .Próxima dica será como pescar PARATI infalível....e super divertido aguardem!!!!!!!!

27 comentários:

  1. Adorei seu blog,PARABÉNS! tem tudo que um percador precisa saber, suas dicas são perfeitas, vou utiliza-las assim que possível. Ahhh.. o humor também esta muito legal, adorei! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença mais definida entre a tainha e a parati são os obérculos ( capa das guelras), o da parati é amarelo e o da tainha é azul.

      Excluir
    2. Outra diferença é que a cabeça da tainha é chata e o é mais fino.

      Excluir
  2. meus parabéns.. tirei as duvidas que estava precisando para minha pescaria, NOTA 1O seu blog sr. mickei!!! indicarei á meus amigos, eles irão gostar, assim como eu! abraçoo

    ResponderExcluir
  3. Parabens.
    muito legal as dicas e diferente de tudo que ja vouvi.
    Vou tentar quando for para Ubatuba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janderson...beleza...garanto pra vc que vc vai ter muito sucesso na pescaria de tainha e parati...não esqueça de ficar em lugar de preferencia proximo aos boxes de peixe...lá fica a maior concentração de tainhas....um abraço!!!!

      Excluir
    2. Meus amigos aqui na barra de Ibiraquera, Imbituba-SC, nos pescamos tainha de tarrafa, mais tem que ter muita pratica, conhecer os cardumes e ser bom tarrafeiro, porque aqui tainha não pega no anzol não, tainha que pega no anzol é tainha que vive em aguas poluidas e seus sabor é pessimo.
      Nossas tainhas são chamadas de tainhas corceira e são pescadas de maio a junho. att Lourenço Vieira

      Excluir
  4. Marcos Antônio Miliatti, sou pescador de tainha e parati, a tainha tem as guelras azuis e as paratis , amarelo, a cabeça da tainha é mais achatada, a da parati é mais arredondada

    ResponderExcluir
  5. Marcos, nada a ver meu velho... Vc não entende de nada. A tainha e o parati são o mesmo peixe... Apenas a tainha é quando o parati se torna adulto. A cor vai mudando até ficar na cor adulta. A cor do peixe não caracteriza a espécie e apenas caracteriza a idade do peixe. Sou biólogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo pelos esclarecimentos, sempre deduzi que eram o mesmo peixe, como disse na dica de pesca, mas nunca tive certeza....há estou colocando uma foto de uma Tainha que pesquei em Bertioga 3,433kg

      Excluir
  6. Ótimo !!
    O que acha dessas carretilhas? http://www.tucunarepesca.com.br/shimano17

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito vou tentar pescar junto com meu pai caso eu tenha sucesso eu torno da uma resposta valeu... 🎣 e muito bom kkkk



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro blza?...Pode ir na fé que funciona mesmo!!!...da pra pegar tanto as Parati, e a Tainha!!!...não esqueça faça o chicote com 4 ou 5 anzois e de preferência os dourados ok!!! me avisa se vc tiver sucesso .....há qual o local vc vai pescar?

      Excluir
  8. Boa tarde queria saber se pra pescar tainha tem que fazer ceva,dizem que o miolo de pão também é bom isso procede ou não, eu estou querendo essa semana dar uma pescada,aguardo retorno obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a Ceva ajuda muito!!! se vc usar um samburá ou um sacom de cebola cheio de pão velho, pão duro, pão amanhecido isso faz elas se juntarem em volta da ceva elas ficam tirando lasquinhas do pão enquanto eles esfarelam....não esqueça de colocar uma pedra pesada no fundo pra manter a ceva no local.....fazendo essa ceva utilize um chicote de no minimo 4 azois com missangas amarelas entre eles .....use de isca GORDURINHA DE FRANGO....é aquela que fica junto com a pele do frango é espetacular pra pegar parati e Tainha. Também vc pode fazer uma ceva com carcaça de peixes e pescar com tripas dos peixes também funciona muito bem!!! Alias é bom sempre usar uma pedacinho de tripa de peixe as tripas são as favoritas das TAINHAS!!! ....Boa sorte amigo pescador!!!!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Sou natural de SP e Moro em Aracaju e aqui já me disseram que não da pra pegar tainha (conhecida aqui como curimã) no anzol, pois os pescadores antigos aqui da região só pescam com rede mas hj vou tentar pescar tainhas no molinete, tomara que de certo, RS.
    Temos um rio aqui chamado de rio do sal, na verdade é um braço do mar.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia amigo pescador !!! pode seguir as dicas que vai dar certo sim!!! Pode ser que vc tenha um pouco de dificuldades no começo pois não está acostumado a pescar a tainha...e observe que tipo de isca elas puxam melhor....e não esqueça que as pequenas ..chamadas de Parati, dão pequenos puxões ..dificilmente levam com tudo ...vc tem que fisgar, e como elas vivem em cardume, são varias puxadinhas o tempo todo....quando o puxão é de uma vez, com certeza é Tainha grande, pesque sempre com a fricção meio solta ...pois elas são muito fortes e brigam muito....não se esqueça de colocar miçangas de preferência amarela no chicote, é um grande atrativo pra elas!!! Boa sorte amigo qualquer dúvida ou dificuldade pode perguntar ...com certeza sempre há uma solução...pescaria é feita de detalhes..e lugares diferentes ..detalhes diferentes...Abraço!!...Se vc tiver sucesso conta pra gente!!!

    ResponderExcluir
  12. As tripas e cabeças de tainhas são boas pra ceva pois pesco aqui em ararangua SC tainha e sobra muitas cabeças e tripas de tainhas ja engodei algumas vezes e até que foi bom mais queria saber a é coisa lógica mesmo ou foi só coincidência eu pesca e pega tainha com suas propias carcaças e tripas???

    ResponderExcluir
  13. As tripas e cabeças de tainhas são boas pra ceva pois pesco aqui em ararangua SC tainha e sobra muitas cabeças e tripas de tainhas ja engodei algumas vezes e até que foi bom mais queria saber a é coisa lógica mesmo ou foi só coincidência eu pesca e pega tainha com suas propias carcaças e tripas???

    ResponderExcluir
  14. As tripas e cabeças de tainhas são boas pra ceva pois pesco aqui em ararangua SC tainha e sobra muitas cabeças e tripas de tainhas ja engodei algumas vezes e até que foi bom mais queria saber a é coisa lógica mesmo ou foi só coincidência eu pesca e pega tainha com suas propias carcaças e tripas???

    ResponderExcluir
  15. As tripas e cabeças de tainhas são boas pra ceva pois pesco aqui em ararangua SC tainha e sobra muitas cabeças e tripas de tainhas ja engodei algumas vezes e até que foi bom mais queria saber a é coisa lógica mesmo ou foi só coincidência eu pesca e pega tainha com suas propias carcaças e tripas???

    ResponderExcluir
  16. Oi Angelo td bem com vc?...Pega sim amigo..Não com a cabeça, mas com tripas de qualquer peixe...as tripas da sardinhas são muito boas pra pescar Tainhas....e pra ceva vc pode usar qualquer carcaça de peixe...sabe aquelas carcaças de peixes que na peixaria eles tiram os filés e deixam as espinhas e as tripas eu uso elas..uso muito as da Merluza....pego as carcaças tipo umas 5 ou 6 tiro as tripas pra pescar e as carcaças, amarro com uma linha de pesca com uma pedra pesada coloco na agua...e jogo minha isca próxima...é tiro e queda!!!...

    ResponderExcluir
  17. Ótima dica aqui em Itajaí SC eu pesco tainha e Parati com pedacinhos de camarão,a melhor hora é quando o pessoal estão discascando o camarão já peguei uma quase 4kg.um forte abraço meu para vocês pescadores

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas vlw mesmo em vou pescar hoje a noite vou testar essas dicas,
    Pesco no Rio itajai açu sempre vejo muitas pulando mais elas nunca vem no anzol,uso camarão e siri

    ResponderExcluir
  19. Será que consigo pegar com tripas se bagre???

    ResponderExcluir
  20. Com certeza amigo....qualquer tripa ...mas a de sardinha é muito boa, mas no geral qualquer tripa de peixe vai dar resultado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentario!